Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de maio de 2013

MILAGRES NAS DIFICULDADES II

Sequência de cinco estudos sobre os cinco milagres seguidos realizados por Deus na vida do profeta Elias em 1 Reis Cap 17 ao 19:

Milagre II
Com a viúva de Sarepta ocorreram dois milagres sendo o primeiro da multiplicação da farinha e do azeite e a ressureição do seu filho que tinha morrido, neste estudos veremos somente o primeiro milagre.
"Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente."1 Reis 17:9

Cenário:
Elias saiu da caverna junto ao ribeiro de Querite e foi até a cidade de Sarepta, a distância entre os dois locais era de aproximantamente 170km, chegando lá encontrou uma viúva que estava apanhando alguns gravetos apra fazer a última refeição para ela e seu filho.
Sarepta pertencia aos fenícios que era um povo politeísta, cultuavam a diversos deuses e tinham como ato principal em seus cultos o sacríficio dos filhos primegênitos a baal.
A viúva não tinha ninguém quema  sustentasse, não existia nenhum tipo de auxílio ou recurso disponível para as viúvas, ainda eram impedidas de trabalharem e viravam escravas e seus filhos vendidos como escravos e quando eram maiores de idade poderiam trabalhar e sustentar sua mãe.
O fim daquela viúva estava decretado, ela mesmo mencionou isto no encontro com o profeta, "Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos." 1 Reis 17:12

Situação de Elias:
Sendo perseguido pelo rei Acabe e condenado a morte caso não revertesse o que Deus tinha mandado falar ao rei, ele foi para uma cidade idólatra para ser sustentado por uma viúva pobre e a beira da morte.
Primeira ação de Deus e a multiplicação da farinha e azeite:
Elias disse a viúva, não temas, vai, faze conforme a tua palavra, mas primeiro fará um bolo pequeno para mim e me traga, depois fará para ti e para seu filho e a farinha da panela não se acabará e o azeite não faltará até o dia que o Senhor mandar chuva sobre a terra.
E assim aconteceu ela fez um bolo para saciar a fome do profeta, bez um bolo para ela e o filho e afarinha da panela não acabou e o azeite se multiplicou conforme a palavra do Senhor.

Segunda ação de Deus na ressurreição do filho da viúva:
Vei então uma doença sobre o filho da viúva que faleceu o menino, a viúva agora sem ninguém disse ao profeta, Que tenho eu contigo, vieste até minha casa para me trazer a memória a minha iniquidade e matar meu filho, o profeta pegou o menino levou ao quarto superior da casa deitou sobre o menino e clamou ao Senhor, suplicando que a alma vontasse a entrar no menino, e o Senhor ouviu o clamor do profeta e o menino reviveu, então a viúva lhe disse, bem sei agora que tu és homem de Deus e que a palavre do Senhor na tua boca é verdade.

Esses milagres aconteceram porque o profeta foi obediente a voz do Senhor e com autoridade cumpriu perfeitamente.

Amanhã falaremos sobre o milagre na vida do profeta Elias que enfrentou os quatrocentos profetas de baal.
Que Deus continue lhes abençoando!!!
Rui Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário