Pesquisar este blog

sábado, 30 de março de 2013

FIRMES, CONSTANTES E ABUNDANTES

“ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. “ I Coríntios 15.58
 
Amados filhos e discípulos:
O Senhor Jesus disse que os campos já estão brancos para a ceifa, faltando, apenas, os trabalhadores. Inclusive, ele nos recomendou rogar ao Senhor da seara para que mande mais trabalhadores. Atualmente, vivemos a mesma situação – há muitos para serem salvos, consolidados, discipulados, mas faltam aqueles que realmente queiram “vestir e suar a camisa”, compromissados e aliançados com Deus.
Muitos começam a caminhada cristã a todo vapor, não tem tempo ruim, não existe nada que abale a vossa fé mas, derrepente, pararam à beira do caminho, assentaram-se e, tranqüilos, tornaram-se observadores da obra, enquanto deveriam ser os melhores trabalhadores, pois Deus lhe concedeu um talento imensurável que não concedeu a nenhum outro, talento para ser usado na sua obra em favor dos planos de Deus.
Por isso, o Apóstolo Paulo, escrevendo à igreja da cidade de Corinto, incentiva os irmãos coríntios a perseverarem na vida cristã, considerando que a morte já fora vencida e a vitória já fora entregue aos filhos de Deus, através de Jesus Cristo que, morrendo por nós e ressuscitando em glória, venceu o diabo e as forças das trevas.
Paulo quer nos lembrar que o mais difícil já fora feito. Agora, resta-nos obedecer ao mandamento de Jesus e, assim, fazer discípulos de todas as nações. Ele, então, destaca algumas características que devemos evidenciar, como discípulos do Senhor Jesus:

 
Firmeza – esta é uma características daqueles que não são volúveis e fracos. Firmeza lembra força e um alicerce inabalável. Assim, ser firme é ter um caráter reto e aprovado, ter uma alma equilibrada e ligada em Deus. Firmes são aqueles que tendo assumido um propósito, não voltam atrás. Firmes são aqueles que tendo recebido uma visão, investem todos os recursos para transformarem aquela visão em pura realidade.
 
 
Constância – esta virtude imprescindível a todo líder e discípulo fala de uma atividade que não cessa e que não diminui. Lembra-nos que nosso primeiro amor não pode ser abandonado, que nossa espiritualidade tem que estar cada dia mais evidente, que nosso fervor e paixão pelo Senhor devem sempre permanecer no mais alto nível.
Apesar das dificuldades, quem é constante, não desiste, nem desanima. Aquele que é constante renova suas forças em Deus e se refugia na presença do Altíssimo. O Senhor Jesus mesmo disse que aqueles que permanecerem até o fim é que serão salvos (Mt 10.22); ou seja, no céu não haverá lugar para aqueles que desistiram no meio do caminho, apostatando da fé e abandonando o seu Senhor e Salvador.


Abundância – esta característica nos remete àquilo que vai além do necessário. Ser abundante é sempre fazer mais e melhor do que nos foi pedido, sem reclamar ou murmurar. Sejamos abundantes na oração, no jejum, no serviço do Senhor – liderando e participando das células, fazendo discípulos – na celebração ao Altíssimo Deus, com pujança, júbilo e vigor.

 
Reconhecimento que a obra é do Senhor – O trabalho que fazemos é para Deus e não para os homens. A glória, a honra e o poder pertencem a Deus. Também aos coríntios Paulo escreveu: “portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (ICo 10.31). E, como escreveu o mesmo Apóstolo em outra parte, o tesouro é de Deus colocado em vasos de barro, que somos nós (2Co4.7).

 
Saber que o trabalho não é vão – Tudo o que se faz na obra de Deus não é vão. Tudo tem uma recompensa. Primeiro, é uma questão de obediência. Depois, quando o obedecemos e cumprimos o que Ele mandou, vêm as maravilhosas recompensas que ele prometeu. Muitos só olham para as promessas e se esquecem do trabalho que lhes cabe no Reino do Messias. Façamos o que ele ordenou e tomemos posse daquilo que nos está preparado, desde a fundação do mundo.

 
Sonde o seu coração e responda para si mesmo: você tem sido firme? Você é constante? Faz tudo com abundância? O que você faz, é para Deus ou para os homens?


Deus continue lhes abençoando
Rui Lima

37 comentários:

  1. Muito Boa palavra meu amado,continue deixando Deus te usar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente mensagen mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Mensagem edificante,que sejamos a cada dia firme e constante sempre abundante na obra do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns mt linda,e bem explicada esta msg!!👏

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a explicação
    Deus continue te usando e te abençoando.

    ResponderExcluir
  7. Boa Foi essa Palavra , abriu muito o meu entendimento ,Glória a Deus

    ResponderExcluir
  8. Glória Deus...devemos nos sondar e ser aquilo que Deus quer que sejamos...amém!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Deus seja louvado!
    Firme irmão.Até o fim

    ResponderExcluir
  11. Amei Muito o Estudo , é Bastante edificante e abre mais o nosso Conhecimento , Muito Bom Mesmo , Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso estudo!Que o Senhor continue nos despertando através da sua palavra.

    ResponderExcluir
  13. Estudos como estes; nos fazem mergulhar em águas mais profundas. Entender mais o que estar por trás da letra... E nos tornarmos Servos Melhores... Agradecemos toda Contribuição Aqui transferida. (Diácono Sérgio - Aracaju SE).

    ResponderExcluir
  14. Muito boa explicação,um despertamento a tds nós ...👏👏

    ResponderExcluir
  15. Glória seja dada ao nosso Deus, muito bom o estudo

    ResponderExcluir
  16. Palavra do céu meu irmão,que a unção do Senhor e Salvador Jesus Cristo paere sobre vc e sua família

    ResponderExcluir
  17. gloria a DEUS FUI MUINTO EDIFICADO COM ESSA PALAVRA

    ResponderExcluir
  18. Amém , sejamos firmes e constantes na obra do Senhor.

    ResponderExcluir
  19. Parabens, pastor, Deus lhe abençoe e continue usando a sua vida no seu reino de luz, e nesse mundo de trevas.

    ResponderExcluir
  20. Parebens! Muito obrigado pela sua abertura a esculta de Deus, e humildade de partilhar essa experiência!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo estudo, muito esclarecedor sem dizer que no finalzinho é bem confrontante que isso possa gerar em nós
    mudança, estudo muito abençoador!

    ResponderExcluir
  22. Palavra maravilhosa me edificou muito,e me deu auxílio para levar para à igreja do Senhor Jesus aqui em Manaus/AM.

    ResponderExcluir
  23. Palavra abençoadora! Estou num momento de profunda tristeza. Deus levou o pai dia 15/01/21. Pastor por quase 50 anos, trabalhou incansavelmente na obra do Senhor. Na véspera da promoção mesmo sem poder falar cantarolou louvores a Deus. Bendito seja esse Deus maravilhoso!

    ResponderExcluir
  24. Graça e paz Deus seja louvado pelas palavras pastor e ter usado o senhor forte ministração

    ResponderExcluir
  25. Glórias seja dada Deus por pela inspiração que Ele concedeu aí querido irmão que nos trouxe esse ensinamento. Alimento forte pra quem quer se manter firme na caminhada rumo ao céu.

    ResponderExcluir
  26. Palavra abençoada inspirada por Deus que ele continue lhe dando graça amém

    ResponderExcluir
  27. Deus continue te abençoando e edificando sempre.
    Pedi uma Palavra ao Senhor e Ele me presenteou com essa.
    Deus seja louvado!

    ResponderExcluir